Vou postar aqui agora sobre um deus muito cultuado no Egito, seu nome é Osíris, ele é o deus dos mortos e é ele quem julga as pessoas que morrem.
Sobre: Osíris, conhecido primitivamente como rei dos mortos, foi também reconhecido como deus da fertilidade. Seus adoradores tinham origem do país da Síria, conhecendo-o pelo nome Andjeti. Foi estabelecido na cidade Delta em tempos pré-dinásticos.
Culto: Seu objeto de culto era conhecido a "coluna djed", que tinha três representações: 1- representação de 4 pilares vistos uns atrás dos outros; 2- a espinha dorsal de um homem; 3- cedros da Síria com os ramos cortados. Esse amuleto foi trazido pelos sírios.
Ao lado, o amuleto usado no culto à Osíris.
Parentesco: Filho de Geb (Terra) e Nut (Céu), irmão de Ísis ( também esposo dela), de Néftis e de Seth. Pai de Hórus.
Ao lado, o deus Osíris.
Mito: Segundo as lendas de Osíris, as pessoas do Primeiro Período ainda eram bárbaros canibais, mas Osíris ensinou-lhes o caminho da civilização, indicando-lhes o que deviam comer e mostrando-lhes como fazer crescer colheitas, incluindo trigo e vinha. Ensinou-lhes a como adorar os deuses e estabeleceu-lhes leis. Foi ajudado nesta tarefa pelo seu escriba Toth, que inventou artes e ciências e pôs nomes as coisas.
Osíris governou pelo poder da persuasão e não pela força, e usou os mesmos métodos quando, depois de civilizar o Egito, decidiu espalhar o seu ensino ao resto do mundo. Deixando Ísis como regente na sua ausência, Osíris partiu para esta missão acompanhado de muitos músicos e deuses menores. Por meio de argumentos e hinos, convenceu o povo que visitava a seguir o exemplo de seus próprios súditos, e ensinou-lhes a plantar trigo, cevada e vinha, como construir cidades e, na Etiópia, como regular as cheias do Nilo por meio de canais de irrigação e diques.
Durante sua ausência, Ísis administrou seu reino, mas foi assediada pelas maquinações de Seth, que não só ambicionava o trono, mas também estava apaixonado por ela, e sonhava em mudar a ordem estabelecida.
Não muito tempo após o regresso de Osíris, Seth, com a ajuda de Aso, rainha da Etiópia, e por 72 conspiradores, resolveu expulsar Osíris. Digamos que, no vigésimo oitavo ano de seu reinado, no décimo sétimo dia do mês de Hator (fim de Novembro), Osíris caiu nas mãos dos conspiradores e seu corpo foi atirado por Seth nas águas da torrente do Nilo. Ísis lançou-se à procura do corpo e encontrou-o, e com seus poderes mágicos e a ajuda de Toth, Néftis, Anúbis e Hórus fez Osíris voltar à vida. Mas Osíris já pertencia ao reino dos mortos, deixando ficar o seu governo na terra dos mortos, deixando ficar seu governo na Terra nas mãos do seu filho póstumo, Hórus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário